30 de junho de 2022

Ambiente passional e contemporâneo de Criare e Larissa Lóh para a CASACOR Paraná 2022

Imagem

A Criare, em parceria com a arquiteta Larissa Lóh, leva a Cozinha Metáforas para a CASACOR Paraná, que vai de 26 de junho a 14 de agosto, em Curitiba.

Ambiente intenso e passional, o projeto é inspirado no filme de 1992 “Como Água para Chocolate”, do diretor Alfonso Arau, que foi baseado no livro da mexicana Laura Esquivel. No longa, a cozinha é palco da vida de uma família de três irmãs e uma mãe viúva, onde a “mágica” dos alimentos e de seus ingredientes são o pano de fundo da narrativa. “A escritora fez da cozinha um lugar libertador para as mulheres, um espaço propício para dar voz aos silenciados, para a emergência da subversão e para o empoderamento feminino”, conta Larissa.

O espaço de 73 m² é composto por cozinha, adega, salas de estar e de jantar, mobiliário assinado e materiais nobres, elevando a outro padrão de sofisticação o conceito de integração de ambientes.

Com o conceito de que a cozinha é como um local de expressão de sentimentos e onde, tanto o corpo quanto a alma, são alimentados com sons, cheiros e gostos, a arquiteta trouxe essa temática com uma linguagem contemporânea, como ela explica: “Esses sentimentos, sabores e aromas estão, metaforicamente, impressos no espaço, que procura transmitir uma essência elegante e, ao mesmo tempo, simples”.

Integração total

Com o conceito ‘open space’, a cozinha é destaque, integrando com todo restante da casa. “Antigamente, elas eram menores, separadas, usadas quase que exclusivamente para preparar os alimentos. Nos últimos 20 anos, começaram a se tornar áreas de convivência e entretenimento, onde se passa muito mais tempo”, diz.

A profissional escolheu o cinza como base para os tons terrosos utilizados no mobiliário planejado. Ele aparece nos armários de linhas retas com puxadores embutidos, no revestimento debaixo da ilha da cozinha e nos painéis ripados que permeiam as paredes do espaço, com fitas LED embutidas. “Eles representam as camadas sociais e as disparidades de oportunidades das mulheres, além das ‘camadas’ presentes em vários alimentos”, conta a profissional.

No centro do ambiente, o destaque é uma adega com cristaleira, desenvolvida pela Criare, e toda iluminada com fitas de LED. “O móvel fica próximo da mesa de jantar, evidenciando sua funcionalidade. É uma marcenaria que traz elegância sem perder a simplicidade. Possui portas e prateleiras de vidro com iluminação, estrutura de metal e fundo em padrão Sienna terroso. Um móvel elegante”, diz.

Mobiliário de design

Além do design singular da Criare, o ambiente é repleto de materiais nobres e peças com design brasileiro assinado, da loja Momentum. 

“O mobiliário de design brasileiro em tons neutros e terrosos representa a conexão profunda com nossas origens, ancestralidade feminina e seus saberes, que mostram o feminino como energia de criação, de vida. Também remete ao significado de pertencimento, de entender nosso eu interior e compreender o mundo”, fala Larissa.

Conheça a Cozinha Metáforas na CASACOR Paraná 2022

Data: 26 de junho a 14 de agosto
Local: Antigo Aquacenter Batel - Rua Álvaro Alvim, 91 – Seminário
Mais Informações: www.casacor.abril.com.brhttps://www.facebook.com/casacoroficial
@casacor_oficial

LARISSA LÓH - @larissaloharquitetura

Fotos: @macarios