7 de julho de 2022

Feira de Milão: manifestações da maior feira de design e mobiliário mundial

Imagem

Após dois anos, o Salone del Mobile voltou a acontecer em Milão, na Itália. Durante os dias 07 a 12 de junho, a cidade respirou design, por meio do ISaloni e dos inúmeros eventos e exposições que ocorreram em paralelo. Com o tema "Designing for our Tomorrows”, os olhares dos designers e visitantes foram direcionados a temas relevantes da atualidade, como a sustentabilidade, a inclusão e os movimentos de slow living e slow production. 

O pensamento verde pode ser observado em todos os aspectos do evento, desde a organização, materiais utilizados na concepção dos estandes até e os itens expostos.

O evento apresentou conceitos capazes de gerar consciência, bem-estar e inclusão por meio de ideias de negócios e soluções tecnológicas, que podem contribuir com a preservação do meio ambiente, das casas e do uso eficiente dos recursos, seguindo os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Baseando-se na crença de que uma arquitetura de qualidade é capaz de transbordar conforto e ajudar as pessoas a se sentirem melhor, os espaços utilizaram os princípios da biofilia de forma intensa nos cenários propostos com o propósito de conectar humanos com a natureza para melhorar o bem-estar.

A principal estratégia observada foi incorporar as características da natureza aos espaços construídos, como água, vegetação, luz e elementos como madeira e pedra. O uso de formas orgânicas no mobiliário também se fez presente de forma inspiradora.

Funcionalidade e praticidade foram as características predominantes nos ambientes, mostrando a importância de desenvolver espaços que respondam às necessidades diárias das pessoas.

Entre as cores, o cinza foi um dos protagonistas do evento. Em diferentes tonalidades e nuances, ele coloriu a maioria dos espaços. 

Por ser uma das cores mais versáteis dentro da cartela, os cinzas são considerados elementos chave em vários estilos e aparências. Desde a escolha mais natural e neutra até as tonalidades mais intensas, o cinza é a cor do momento, de tendência ainda atemporal para qualquer espaço. A versatilidade do cinza significa que cada espaço pode ter uma sensação única, dependendo da sua aplicação.

Outro ponto de destaque que pode ser observado pela cidade foram as intervenções urbanas, em que os mobiliários foram transformados em verdadeiras obras de arte, algumas de grandes dimensões, e provocaram a curiosidade e também a interação com o público.

O Fuori Salone engloba eventos como exposições, festas, instalações, intervenções, mostras e coquetéis, que ocorrem nos mais diversos pontos da cidade. A ideia começou no final dos anos 1970 como uma extensão do espaço da feira e ganhou cada vez mais o interesse dos visitantes no decorrer dos anos seguintes.

O evento mais memorável desta edição, indicado e clicado pela comunidade de design foi a exposição ‘KOHLER x Arsham: Divided Layers‘ A instalação foi feita com uma série de painéis alinhados e combinados para formar um túnel dando a sensação de caminhar pela pia. Cada painel faz referência a um único plano da argila impressa em 3D que se junta para formar a pia como um todo.

A próxima edição da Feira de Milão já está programada para acontecer de 18 a 23 de abril. Enquanto isso, continue acompanhando o Criare Content! Em breve, novos conteúdos para inspirar você.